papa francisco

Lições de Papa Francisco

Seja você católico ou não, é inegável a transformação que o Papa Francisco está fazendo no mundo e como ele está adaptado a essa nova era em que vivemos. É evidente a transformação da instituição Igreja para estes tempos de colaboratividade, simplicidade e dinamicidade.

Há tempos que gostaria de conversar com esse senhor tão inspirador, tão dedicado e corajoso.

Como isso não é algo assim tão fácil de acontecer, resta refletir e compartilhar as lições que aprendi e constantemente aprendo ao observar suas atitudes.

Transformações

Papa Francisco está remodelando a igreja e isso nos mostra que estamos em um momento de transição. As instituições já não são mais as mesmas e não irão sobreviver sem se adaptar a nova realidade.

Antigamente tudo era controlável, previsível e mais lento. As pessoas não tinham fácil acesso ao conhecimento e se submetiam às ‘regras do jogo’. Hoje, as pessoas são mais críticas, têm mais conhecimento à disposição e com a internet funcionando o tempo todo, estão mais conectadas e as coisas acontecem de forma mais rápida e imprevisível.

Essa mudança é boa. Empodera as pessoas, estimula a democracia e provoca uma reflexão sobre várias ‘verdades’ que precisam ser revistas na sociedade atual.

Na prática

Papa Francisco, além da Fé e dos valores cristãos, consegue passar essa perspectiva também por meio das suas ações. Já não há mais espaço para instituições rebuscadas, hierarquias inatingíveis e discursos mecânicos.

Isso é visível em pequenas atitudes, como a escolha por uma cadeira e roupas mais simples, por dormir e fazer suas refeições próximo aos seus companheiros de jornada na fé, por escrever seus próprios discursos e, nitidamente, falar o que vem do seu coração.

Por meio do seu próprio exemplo, entendemos que temos que ser verdadeiros e buscar a conexão com o outro, respeitar  suas diferenças, suas crenças e também nos permitir a comunhão do bem-comum. Isso não significa deixar de seguir os nossos princípios e a nossa moral, muito pelo contrário. Significa adaptar nossas ações e pensamentos para um novo momento e mostrar que podemos, sim, viver a modernidade e com base em princípios sólidos de amor, respeito, desenvolvimento e fé.

Essas são algumas das coisas que aprendi e que busco trazer para a minha vida.
E você? Também aprendeu lições com Papa Francisco? Compartilhe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *