lideranca

Insights sobre liderança

Falar sobre liderança já se tornou quase que um padrão nos eventos empresariais, artigos em blogs sobre administração, entre outros. Mas, infelizmente, ainda vemos muitos casos de abuso de poder pelo cargo, exigência de respeito pela função e não pelas ações, entre outros.

Neste sentido, vale repetir que a liderança não se trata apenas de gerir recursos e pessoas, coordenar projetos e outras funções similares. Está relacionada também à proatividade, a saber enxergar oportunidades, a ter comprometimento, responsabilidade e ser capaz de influenciar diferentes pessoas e engajá-las em torno de um mesmo propósito. Isso é extremamente evidente em Negócios de Impacto Social, já que trabalham com um propósito nobre e que deve ser compartilhado pelos funcionários. 

O empreendedor social também é um líder que toma a responsabilidade para si, que consegue enxergar novas possibilidades, que se compromete com a resolução de um problema social e mobiliza outras pessoas a se envolverem com a mesma causa. São essas qualidades que o transformam não apenas em um líder ou empreendedor, mas em um agente de mudança da sociedade, comprometido em organizar e/ou criar um empreendimento social.

A liderança também é saber distribuir não apenas tarefas, mas a sua própria liderança, é construindo, dessa forma, um senso de comunidade e de responsabilidade pelos resultados e pela empresa. A formação de um time de alta performance parte desse princípio.

As iniciativas sociais de sucesso começam com uma liderança que tenha coragem, confiança e comprometimento. Coragem para seguir seus interesses, confiança para acreditar que pode fazer com que as coisas se tornem melhores, e comprometimento para fazer a diferença. 

Nesse sentido, é importante que essa comunidade criada tenha comprometimento pessoal e engajamento coletivo, que confie no grupo como um todo e nas pessoas individualmente. Como um líder, tenha em mente que não há um movimento sem um primeiro seguidor e, por isso, é importante que se dê o devido valor a cada um dos funcionários ou parceiros envolvidos.

A liderança é não é simplesmente uma tarefa, é uma missão e um estilo de vida.

Laís Mezzari e Thiago Chaves

Laís Mezzari é mestre em Administração pela ESAG/UDESC, com foco em Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental Corporativa. Junto com Thiago Chaves, é co-autora do livro “Negócios de Impacto Social: um guia prático”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *