negocios sociais

Escalando Negócios de Impacto Social

Todo empreendedor quer que seu negócio cresça e alcance novos patamares, chegue a mais pessoas e dê mais resultados. Nos Negócios de Impacto Social não é diferente. No mundo do empreendedorismo, chamamos esse crescimento de escala e, portanto, o que queremos é escalar, ou dar escala, aos negócios.

A diferença é que o propósito da escala nos Negócios de Impacto Social não é aumentar o lucro da empresa, mas sim gerar mais impacto social positivo a um número maior de pessoas de diferentes localidades.

Técnicas para escalar o negócio

Dependendo do perfil do empreendimento, existem diferentes formas de fazê-lo crescer, mas existem alguns formatos básicos que direcionam esse crescimento. Henry Mintzberg[i] sugere quatro formas de dar escala aos Negócios de Impacto Social: Difundir, Copiar, Propagar e Conectar.

» Difundir: está relacionado a espalhar a ideia e crescer organicamente por meio do aumento do número de clientes, do tamanho da empresa e impactando mais pessoas por consequência. Estratégias de marketing são grandes aliados deste tipo de escala

» Copiar: como a ideia dos Negócios de Impacto Social é minimizar os problemas na sociedade, este modelo de escala consiste na “cópia” da sua iniciativa por outra pessoa em outra localidade, muitas vezes com a ajuda do empreendedor “original”.

» Propagar: este formato se assemelha a criação de filiais em outras localidades. Ou seja, o próprio empreendedor cria e gerencia iniciativas semelhantes em outras regiões.

» Conectar: envolve o compartilhamento de ideias, aprendizados e experiências por meio de conferências, reuniões entre outros encontros que têm a finalidade de mostrar o que diferentes empreendedores do ramo estão fazendo.

Na prática

Essas técnicas podem ser implantadas isoladamente ou em conjunto e também podem ser adaptadas de acordo com cada caso.

O importante é ter em mente o propósito da sua iniciativa e fazer com que isso seja mais forte do que o seu ego. Dessa forma é possível permitir a si mesmo compartilhar experiências e por vezes até mesmo o modelo de negócio para alcançar o maior número de pessoas possível e criar um ecossistema fortalecido de empresas com propósitos sociais.


[i] MINTZBERG, Henry. Learning as designing: Four ways to scale. Curso Social Learning for Social Impact. Mc Gill. Notas de aula. 2015.

Laís Mezzari e Thiago Chaves

Laís Mezzari é mestre em Administração pela ESAG/UDESC, com foco em Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental Corporativa. Junto com Thiago Chaves, é co-autora do livro “Negócios de Impacto Social: um guia prático”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *