Administração Pública

Curso de Administração pública: Novo horizonte para Florianópolis

Além de belas praias e paisagens, Florianópolis também é a capital do estado de Santa Catarina. Campo de discussões e decisões políticas, cenário de diversas instituições públicas e berço de universidades sob a responsabilidade do Estado. Tantas organizações públicas têm grande importância não apenas para a economia local, mas, principalmente, na gestão da cidade e do estado. E quem são as pessoas envolvidas nessa administração?

Somente na Assembleia Legislativa, são 40 deputados estaduais; na UFSC, cerca de 5500 professores e técnicos; na UDESC, aproximadamente 2000 contratados, entre professores e servidores, isso sem contar o quadro de gestores da prefeitura, os efetivos em diversos órgãos públicos de classe municipal, estadual e federal localizados em Florianópolis, etc. Em uma cidade com cerca de 460 mil habitantes (segundo dados do IBGE de 2014), não é preciso grandes abstrações para perceber que a proporção da quantidade de servidores públicos é bastante grande.   

É iminente a necessidade de capacitação profissional para gerir tantas instituições públicas. Uma das melhores formas de obter esse resultado, é por meio do curso de graduação em Administração Pública. Conhecer a área específica de atuação do órgão é importante, porém, o conhecimento dos trâmites para a gestão dele pode fazer a diferença na criação de ações com resultado mais eficaz.

A  Administração é um campo bastante amplo, e a Administração Pública é um novo universo dentro dessa ciência, com diversas peculiaridades. Apesar de o objetivo ser a eficiência e a qualidade, é importante saber lidar com certas burocracias necessárias, como as licitações e desenvolvimento de projetos, por exemplo. A estratégia deve ser realizada afim de oferecer um melhor serviço para a população, que é o seu principal cliente.

Além disso, o curso de Administração Pública também promove a ética no serviço do Estado, o que, cada vez mais, se mostra uma necessidade latente para o melhor desenvolvimento da sociedade.

Em Florianópolis, ainda temos a sorte de ter três instituições de ensino de qualidade que oferecem esse curso de graduação. Além da UDESC e da UFSC, agora também a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) passará a oferecer este curso. Recentemente, o MEC visitou a FACASC para iniciar o processo de implamentação da graduação em Administração Pública. O projeto, que recebeu nota 4 do MEC, foi idealizado em 2014 e está sendo desenvolvido por mim, em conjunto com o professor Vilmar A. Vicente.

Nosso objetivo é desenvolver uma formação estratégica, que colabore com os desafios atuais da nossa economia e política, colocando a sociedade civil como protagonista das mudanças que queremos para a cidade, o estado e o país. Nosso país precisa de gestores públicos que consigam solucionar problemas coletivamente, e todos devemos estar envolvidos nesse processo de transformação. Precisamos de cidadãos comprometidos para trabalhar não apenas para o governo, mas também com o terceiro setor, entre outros locais essenciais para a geração de políticas públicas e transformações sociais.
Claro que um curso não é a solução de todos os problemas que se enfrentam na gestão pública, mas uma administração qualificada, com planejamentos e ações estratégicas, pode apresentar um novo horizonte para Florianópolis e também para o Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *