sustentabilidade

3 R’s da Sustentabilidade

Inserir a sustentabilidade no seu dia a dia é mais fácil do que parece. Uma forma muito simples de direcionar as suas ações nesse sentido é pensar nos 3 R’s da Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Pequenas ações podem fazer uma grande diferença e impactam positivamente a sociedade, o meio ambiente e também o seu bolso.

Reduzir

Reduzir está relacionado a repensar o seu consumo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, significa “consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade”.

Tudo que você compra ou utiliza acaba gerando algum tipo de resíduo, por isso é importante pensar em todo o “trajeto” desse produto e escolher opções mais sustentáveis. Ao invés de gastar um copo plástico toda vez que for tomar água, por exemplo, tenha uma caneca ou um copo mais resistente para ser usado no seu trabalho.

Além disso, também há os “resíduos agregados”, que podem não estar ligados diretamente ao produto, mas podem ser reduzidos. Você realmente precisa de tantas sacolas plásticas? Aquele papel que vai envolver a roupa antes de ser colocada na sacola é realmente necessário?

Também entra nesse “R” a redução do consumo de água, de energia e de combustíveis. Essas economias e o cuidado de pensar se você realmente precisa do que está prestes a comprar, certamente também irá aliviar o seu bolso no final do mês.

Reutilizar

Tudo que é fabricado exige o uso de energia e matéria-prima, por isso, reutilizando os objetos para outras finalidades, estamos economizando dinheiro, energia, matéria-prima e ainda evitando a geração de resíduos.

Dois exemplos bastante comuns são a reutilização de potes de sorvete para guardar alimentos e da água da máquina de lavar roupas para lavar o chão. Neste “R”, a criatividade conta bastante. Você pode, por exemplo, transformar uma roupa em outra peça ou páginas impressas de um só lado em um bloco de rascunho.

As doações também se encaixam neste “R”. É possível arrumar roupas, sapatos e móveis para a doação, ou até mesmo produtos de tecnologia. Você libera um espaço na sua casa e ainda faz o bem a outras pessoas!

Reciclar

A reciclagem significa “a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais”, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Ela deveria ser uma obrigação de todos os cidadãos.

Fazer a reciclagem é simples. O principal é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro e papel) do lixo orgânico. A maior parte das cidades já possui um caminhão de coleta seletiva que passa em determinados dias e horários em cada rua. Em Florianópolis, por exemplo, você pode se informar sobre os horários e outras informações a respeito da coleta seletiva clicando aqui.

Cabe a cada um de nós, se informar sobre como o processo acontece na sua cidade e fazer a separação do lixo reciclável e orgânico corretamente.

Esse processo gera renda e emprego para diversas pessoas e evita que vários materiais que levam anos ou até mesmo séculos para se decomporem impactem ainda mais o Meio Ambiente.

Repensar

Viu como é fácil? Para colocar em prática os três R’s da sustentabilidade, você deve começar pensando em um quarto R que vai guiar todos os outros: Repensar!
Repensar suas atitudes, seu consumo e sua forma de enxergar o meio ambiente, a sociedade e a sua própria rotina é o que vai fazer a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *