sustentabilidade

10 motivos para pensar em sustentabilidade já!

Quando falamos em sustentabilidade, é comum pensarmos diretamente na preservação do meio ambiente. Isso não é errado, mas sustentabilidade é um conceito ainda mais abrangente e profundo. Nesse sentido, a primeira definição de desenvolvimento sustentável, de 1987, compreende em atender as necessidades das gerações presentes, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades. Isso se reflete em quatro pilares: ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

A partir dessa compreensão de sustentabilidade, confira 10 motivos para não perder tempo e começar a aplicar a sustentabilidade no seu dia a dia.

1 – É uma tendência de mercado

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em consumir da forma correta, em causar menos impacto ambiental e social negativo e em terem uma vida mais saudável. Essas necessidades e demandas acabam se refletindo no mercado, e ainda há muitas oportunidades a serem exploradas. Pense, por exemplo, no crescimento do mercado de energia solar, ou ainda na procura por alimentos orgânicos. Imagine ainda como é possível modificar a atuação de diversos segmentos com um viés mais sustentável.

2 – Ser sustentável é econômico

Se você começar a pensar e agir de forma mais sustentável em pequenas atitudes, já sentirá diferença nas despesas. Por que deixar a luz acesa durante toda a noite? Que tal jogar aquelas cascas dos alimentos em uma horta caseira e deixar de comprar vegetais fora? Antes de comprar algo novo, é melhor pensar duas vezes antes “eu realmente preciso disso?” O uso de refis quase sempre é mais barato que o produto em sua embalagem original, entre outros exemplos.

3 – Traz desenvolvimento intelectual e social

Conviver e respeitar diferentes culturas traz diversos aprendizados em várias áreas. O seu universo se expande e as possibilidades também. Você faz amigos, aprimora sua empatia, adquire conhecimento sobre novas realidades e ainda se desenvolve como ser humano.

4 – Fomenta a inovação

Partir do princípio de que todos os produtos, serviços ou mesmo as suas ações no dia a dia devem ser sustentáveis, requer criatividade e estimula a inovação para mudanças no processo, nos materiais, nos relacionamentos, etc.

5 – É uma demonstração de amor ao próximo

A sustentabilidade estimula o respeito, a compreensão e a justiça entre diferentes pessoas, com diversas culturas, com o meio ambiente e até mesmo com as futuras gerações, já que parte do princípio de manter um ambiente possível de se viver com qualidade no futuro.

6 – É saudável

De um modo geral, os produtos mais sustentáveis são feitos com menos conservantes, menos corantes, entre outros recursos que podem fazer mal à saúde. Afinal, quanto mais natural, melhor.

7- Promove o verde

A sustentabilidade promove o cuidado e a manutenção do meio ambiente, estimula a expansão e aproveitamento das áreas verdes. E não tem nada melhor do que uma sombra de árvore no meio de uma tarde ensolarada, não é?

8 – Estimula a justiça

De nada adianta, por exemplo, uma empresa fabricar produtos ambientalmente sustentáveis se atua com trabalho escravo. É por isso que a sustentabilidade também está baseada no pilar “socialmente justo” e não é preciso dizer o quanto isso é importante para a sociedade.

9 – É estratégica

Especialmente para as empresas, a sustentabilidade pode fomentar um posicionamento diferente, aumento de níveis de inovação e popularidade da marca. A adoção dessa postura de forma estratégica pode trazer bons resultados, desde que feito de forma sincera e verdadeira.

10 – Cria um senso de pertencimento

Os pilares da sustentabilidade nos estimulam a pensar em todo o mundo como uma coisa só. Nós fazemos parte deste cenário e somos peça fundamental para o resultado conjunto. Cada um de nós constrói um pedaço do futuro que nos espera.

Você lembra de algum outro ponto em que a sustentabilidade se destaca? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *